top of page

89 – A família Yamnam (parte 2 de 2)

O último destino desta noite era o Las Vegas Motor Speedway. Ao chegar à pista,  o Daonya combinou com o dono uma troca. Deixavam-nos andar numa bolide de corrida,  e os rapazes participavam nas corridas de motas do dia,  a deixar o prémio para a manutenção das pistas. Em primeiro lugar mostraram as motas aos rapazes,  e eles escolheram as mesmas Kawasaki em que estavam habituados a andar em Banguecoque. Depois de fazerem duas voltas de teste juntos, os noivos memorizaram as curvas vulneráveis. O dono ficou muito surpreendido com a forma como o Fon andava. Por isso depois do aquecimento propôs-lhes ficarem com metade do prémio,  se claro ganhassem a corrida.


O Dao escreveu ao Jah que dali a uma hora ele e o Fon participavam numa corrida na pista,  e o Jah queria muito ver o Husky em ação. Foi exatamente nesse momento que o instrutor veio ter com eles, a explicar como se guiava o bólide. Deixaram os rapazes na pista para iniciantes, de trezentos metros. As primeiras duas voltas foram devagar, a habituar ao carro, às dimensões e à pista. E as três seguintes a mais de cento e oitenta quilómetros por hora.


O Fon, embora ficasse encantado com o carrinho, sentia que as sensações não eram de todo iguais às da mota. Talvez porque era novidade para ele, ou talvez simplesmente não fosse a sua.


Mas quando se sentou na mota na linha de partida, e ligou o motor, o Husky sentia um ligeiro nervosismo por participar em corridas num país estranho. E assim que a luz verde acendeu no poste,  o Fon sentia a união habitual com a mota, a pista,  e o vento…


Os noivos ganharam cinco das seis corridas,  e essa última só porque o adversário do Dao o fechou grosseiramente na última curva. E ele sabia perfeitamente que nenhuma vitória vale as lágrimas do pequeno amado, que de certeza choraria se o Dao se magoasse.


Eram já quase dez da noite,  e o Elijah e o Tadao aproximaram-se dos amigos. O japonês resmungava com os rapazes que amanhã ao meio-dia era o casamento, e eles precisavam de descanso e de dormir.


— Obrigado, Jasper,  por me deixares ver a Dirty Cherry em ação. — o Jah sorria para o dono da pista. E o homem ficou um pouco surpreendido com o facto de estes rapazes se conhecerem.
— Fon, és um corredor de fantasia! — o Elijah elogiava o amigo. E depois continuou: — Já está na hora. Daqui a uma hora temos de estar no hotel,  os pais chegam do aeroporto exatamente por essa altura. A Madame Kira de certeza que fica furiosa se souber que em vez de descansar participaram em corridas.
— Oh,  obrigado por introduzirem variedade nas corridas de rotina! Sr. Fon, é uma verdadeira surpresa entre os corredores… Aqui está,  o seu dinheiro. — o Jasper falou, a estender ao Husky um cheque de cento e setenta mil dólares.
— Ahahaha! Até conseguiram ganhar para o presente de casamento! E eu antes do nosso casamento esquecia como respirar! — o Tadao provocava os rapazes, a lembrar-se do nervosismo que tivera.
— Vocês casam?! — as sobrancelhas do Jasper dispararam,  a olhar para os rapazes a acenar.
— Amanhã. — o Tadao especificou. E o homem tirou do bolso um livrinho pequeno, escreveu algo,  e a arrancar a folhinha, estendeu-a ao Dao.
— O meu presente de casamento aos amigos do Sr. Moran. — o Jasper sorriu, a entregar um segundo cheque de cem mil.
— Obrigado, Sr. Jasper,  teremos muito gosto em vê-lo na festa. Os amigos do Elijah são os nossos amigos! — o Dao agradeceu. Mas o homem agitou as mãos.
— De manhã parto para Seul com a minha filha. Ela quer mesmo ver ao vivo esses BTS. — o Jasper explicou. E o Tadao voltou a resmungar que se chegassem depois da Kira, amanhã casavam cadáveres.


Despedindo-se do dono da pista,  os quatro foram para os carros. No hotel chegaram dez minutos antes das famílias dos noivos. E ainda chegaram o Paul e a Liu. As mães foram de imediato ter com os noivos,  a verificar que estava tudo bem, ninguém mudara de ideias, e ninguém estava em histeria. A Kira preocupava-se mais com o Dao do que com o Fon, porque sabia que por trás do aspecto aparentemente calmo escondia-se um ansioso como poucos.


Depois de darem a cada filho meio comprimido de sonífero, as mães foram com os maridos ao bar do hotel aliviar a tensão. A manhã seguinte começou com o riso dos três pequenos mauzões, que corriam pelos corredores do hotel a jogar às apanhadas.


— Que barulhentos… — o Dao suspirou, a tapar a cabeça com a almofada.
— Acordem, noivos! O Tadao já há mais de uma hora quer acordar-vos para a prova dos fatos e o penteado! — o Hima entrou no quarto, a olhar para os amigos adormecidos abraçados.
— Pi… por favor… podemos pelo menos tomar o pequeno-almoço? Não estou pronto para ser boneco do Tadao com o estômago vazio… Ele mata-nos e terão de celebrar um casamento de espíritos… — o Fon resmungava. E o Fai, que entrou, deu uma gargalhada sonora.
— Estás a exagerar, Fon. O Tadao só quer que tudo corra na perfeição. Devias agradecer-lhe por serem ele e o Jah a tratar de tudo, e vos terem salvado da azáfama do casamento. Têm meia hora para tomar duche e irem-se vestir em quartos separados. Agradeçam que os pais vos deixaram dormir juntos esta noite…


Os noivos suspiraram fundo, a perceber que o Fai tinha razão. Só que a sala da cerimónia e o restaurante para o banquete não tinham visto. O Elijah e o Tadao disseram que era parte do presente de casamento.


O Hima e o Fai esperaram os rapazes sairem do duche,  e levaram-nos para quartos separados, como as mães pediran. Lá já os esperavam estilistas, para arranjar o penteado e a cara. E enquanto a parte feminina da família do Fon enxugava lágrimas de felicidade, no quarto onde estava o Dao era bem diferente.

— Dao, meu filho … Estou tão feliz por ti… Claro, não sou a Savika,  mas ela com certeza estaria agora a chorar pendurada em ti, e o Chai a tentar acalmá-la,  a pedir que deixasse os rapazes trabalhar e que não te fizesse chorar… — a Kira sorria, a imaginar como se comportariam os pais do rapaz.


A Kira aproximou-se, e com suavidade, de forma maternal,  atraiu para si a cabeça dele,  a deixar na testa o beijo mais zeloso. Ao Dao pareceu isso tão íntimo e familiar que as lágrimas brilharam nas pestanas.


— Oh… desculpa, meu menino… — ela abraçava o homem já crescido.


O Dao era uma cabeça mais alto do que a mãe,  e por isso o rosto dela ficava no peito, um pouco abaixo do ombro do filho. A Kira acariciava-lhe as costas, e o noivo soluçava nos braços dela.


— Obrigado , mãe… obrigado…
— Afinal o Tadao tinha razão, e a maquilhadora tem trabalho. — o Nai brincou ao entrar. — Parabéns, filho. Hoje tornas-te chefe de família, da tua própria família. Quero que te lembres de uma coisa importante: em qualquer situação, já não estás mais sozinho… Todas as decisões devem discutir e tomar juntos. O Fon é um rapaz maravilhoso, sensato e bondoso. Não há relações em que o casal não discuta. Por isso deixa-me dar um conselho: por muito que discutam, deitem-se apenas depois de fazer as pazes… E agora… deixa esta menina encantadora trabalhar, senão o Tadao mata-a.


Uma hora depois o Tadao apareceu com o fato nas mãos,  a ajudar pessoalmente o noivo a vestir.


— Perfeito… Daqui a meia hora o noivo número um pode descer ao salão, e eu vou verificar o noivo número dois… — o Tadao bateu palmas, a olhar para o Dao com olhos a brilhar.


A sair do quarto assim tão depressa como entrara,  o estilista foi para o quarto onde o esperava o Fon. 

Tendo decidido primeiro verificar todos os convidados importantes, o Tadao deixou os noivos para o fim. 

Quando entrou no quarto, o Gabe andava em volta do Fon, a aplicar-lhe compressas de gel por baixo dos olhos, para reduzir as pálpebras ligeiramente inchadas de tanto chorar.


— Oh-ho-ho-ho-ho… E quem é o culpado do dilúvio de lágrimas? — o Tadao perguntoum a virar a carita do Husky de um lado para o outro, a ver o que fazer.


Ao ver o quanto o rapazinho estava nervoso o estilista percebeu que os nervos do Fon estavam destroçados.

— Toma! Ajuda a aliviar o nervosismo. — a tirar do bolso um frasquinho pequeno, o homem agitou-o, deixando cair dois comprimidos,  e estendê-los ao noivo perdido.


O Fon engoliu depressa os comprimidos, e bebeu a água que a Lív lhe estendeu.


— E agora… vamos vestir, noivo. O teu futuro marido está tão nervoso como tu, talvez até mais… — o Tadao falou, a acenar ao Gabe para trazer o fato.
— Pi… — o Fon disse, a olhar para o estilista.
— Ei-ei-ei, não! Nem penses! Fugir não podes! O Dao tem um ataque cardíaco! — o japonês disse com severidade, a olhar para o Husky.
— Posso ter mais uns dois comprimidos? — o Fon pediu, a sentir que estava a tremer.
— Ahahahaha… Imbecil! Estes ainda não tiveram tempo de agir! Vamos, ajudo-te a vestir, e quando terminar, sentir-te-ás muito melhor! — o Tadao riu. Embora percebesse perfeitamente o que o rapazinho sentia.


Meia hora depois acabou o visual completo do noivo, a pregar na lapela do casaco um broche azul encantador.


— Há um costume… A noiva deve ter algo novo, algo velho, algo azul, algo emprestado… Esforcei-me muito para encontrar um objecto que reunisse as quatro qualidades… Este broche… Foi-me emprestado pelo Sr. Nai… Este broche pertencia à mãe do Dao. Antes tinha um rubi vermelho, mas o joalheiro substituiu-o por tanzanite azul. E embora sejas noivo, a família Kittichat decidiu que este broche deve ficar contigo. — o Tadao explicava, ao ver as lágrimas de novo a ameaçar os olhos do Fon. — Não te atrevas! Proíbo de chorar até ao momento em que disseres «sim, aceito»!
— Sim…
— Ena pá! Falámos tanto… Vamos, miúdo, eu salto daqui abaixo, e vocês,  Madame Tanya,  controle para que o seu menino não faça um dilúvio de lágrimas antes de ser chamado. Vou oferecer à princessinha uma cesta de pétalas… Todas as crianças adoram criar desordem, não é verdade? — o Tadao sorria, a sair do quarto.


Tirou o telemóvel, e telefonou ao marido: 


📞— "Diz-me que fizeste tudo o que te pedi?"

📞— [Claro. A pequenina Tirak está muito feliz por lhe terem confiado a cesta de pétalas, e até a deixam espalhar! O noivo número um está aqui, falta só o Anton. Ia telefonar-lhe, mas o telemóvel está ocupado numa conversa com o dono do meu coração…]
📞— "Ligo-lhe eu,  ele hoje não está no seu estado normal… Imagina, nem se queixou quando ajustei o fato nele. Parece que a flecha do diabinho cupido também o atingiu." — o Tadao respondeu, sem poder deixar de brincar com o Fai.
📞— [Despacha-o…] — o Jah pediu, e desligou.
— Olliem, cuidado! Merda… Sabia que podias dar problemas, mas assim! — ao ver a irmã a recuar mesmo em cima da Tirak, que estava de costas para ela com a cesta,  o Elijah gritou.


A Olivia voltou-se de repente,  e tropeçou na menina. A cestinha caiu-lhe das mãos para o chão,  e as pétalas espalharam-se pelo corredor, mesmo diante das portas do salão.


— Elli… desculpa… Anjinho, estás bem? — ela gorjeou em inglês, a conseguir pegar na Tirak ao colo. Mas a menina não a percebeu.
— As pétalas… snif… — ao ver a cestinha no chão, a Tirak ficou triste.
— Tirak,  está tudo bem. Olha como as pétalas estão bem dispostas? O tio Fon vai ficar muito contente quando as vir aqui! E tu passas simplesmente,  sem a cestinha! Mas eu confio-te a coisa mais importante! Os anéis! Combinado? — o Jah dizia em tailandês, a tentar evitar as lágrimas. E a menina acenou.
— Ótimo… Os anéis depois dás-lhos, e ela leva-os aos noivos! — o Elijah sorriu, a explicar à irmã. E ela, a sentir-se culpada, acenou.


Exactamente nesse momento apareceu o Tadao ao telemóvel: 

📞— "Estás a esfregar as mãos no membro de tanta adrenalina? Daqui a dez minutos o Fon sai! Onde te meteste, diabos?" — Porque estão aqui parados? O que é isto com as pétalas? — o japonês ficou furioso, ao ver que tudo ia fora do plano.
— Vamos, está na hora de ocupar os lugares! Lív,  já que fizeste a confusão, és tu que mandas a menina e recebes o Fon! Oh, lá está a família dele… — o Jah repreendeu a Olivia. E ele próprio tomou o marido pelo braço, a abrir a porta do salão.


Todos se voltaram de imediato para ele, especialmente o Dao, que batia nervosamente com a ponta do pé no chão, e nos olhos havia medo...


Que apareça… que venha… — corria na cabeça do noivo. Porque depois da conversa de ontem sobre o filho,  o Daonya tinha medo que o miúdo fugisse…


Os rapazes ocuparam os lugares, e logo a seguir entrou a família do Fon. O Anton, que entrou é pressa, parou de repente no meio do corredor. Exactamente no momento em que atrás dele já vinha a princesa Tirak, a ajeitar o vestido. O que significava que o Fon já estava no corredor,  e assim que a menina ficasse ao lado do Hima, o Fon entrava no salão…


— Ei! Toni! Mexe-te! — o Jah sibilou para o homem. E ele estremecendo ligeiramente, sentou-se depressa no lugar.


Tocou a Marcha de Mendelssohn, e as pesadas portas de madeira abriram-se,  e a atenção de todos foi para o noivo, que caminhava devagar no corredor com o pai.


O meu amor… simplesmente deslumbrante… — ambos pensaram,  embora tivessem visto modelos aproximados dos fatos um no outro,  a versão final o Jah não lhes mostrara.


Agora os dois noivos percebiam que estavam exatamente no lugar certo, e exatamente com quem deviam estar. Agora o nervosismo deu lugar a um tremor de antecipação,  de que dali a pouco pertenceriam um ao outro para sempre.


Se não fosse o pai, a conduzir o filho pelo corredor com calma, o Fon ficaria parado ali à porta, a olhar para os olhos do amado.


Mal ficaram um diante do outro, já estavam prontos a atirar-se ao beijo. Mas a voz do jovem sacerdote trouxe os noivos de volta à realidade.


— Senhoras e senhores! Hoje reunimos aqui para testemunhar a união de dois corações que se amam: Daonya Yamnam e Fon Chaison. Não vou citar a Epístola aos Filipenses, não vou dizer frases feitas, porque vocês e o vosso amor são únicos. Por isso quero que saibam: os laços do casamento unem dois corações de forma invisível. Mesmo nos momentos de maior fraqueza, poderão encontrar força um no outro. A partir de agora,  nunca ficarão sozinhos, porque têm a vosso lado um parceiro que de mãos dadas ajuda a superar os percalços da vida. Devem sempre lembrar-se: nem vocês, nem o vosso cônjuge, serão perfeitos. Por isso o vosso casamento também não será perfeito. Mas o respeito, o perdão e o compromisso serão muito importantes, e trazem-nos a ambos de volta ao lugar do amor. Então… Daonya Yamnam,  aceita tomar como legítimo cônjuge Fon Chaison? — o jovem de cabelo cor de trigo maduro dizia a sorrir.
— Sim, aceito. — o Dao respondeu depressa, a olhar para o amado.
— E tu,  Fon Chaison, aceitas tomar como legítimo cônjuge Daonya Yamnam? — a pergunta ao segundo noivo, e o silêncio de um segundo foi quebrado pela resposta.
— Sim, aceito.
— Pelo poder que me foi conferido, declaro-vos cônjuges legítimos! Podem…  — mal acabou de falar, o Fon puxou o marido para si, e mergulhou nos lábios dele com uma paixão e uma voracidade como se estivessem separados não três horas, mas três meses.


O salão encheu-se de aplausos fortes. Só que os rapazes ainda não tinham trocado os anéis. Quando o Fon largou o marido, o Benjamin retomou o discurso.


— Assim, já não são dois. São agora um só. O que o Universo uniu,o homem não separe. Amai-vos ontem, hoje e para sempre. Que sejam símbolo da vossa união estes anéis. — o sacerdote sorria. E a Olivia juntamente com a Tirak aproximou-se dos noivos, com uma almofada branca nas mãos, em cima da qual estavam dois anéis.
— Amo-te, Fon Yamnam. — a pôr o anel no dedo do amado, o Dao confessou com suavidade.
— E eu amo-te, Daonya Yamnam. — a fazer o mesmo para o marido, o Husky dizia a custo a conter as lágrimas.
— Caros convidados! Agora é a vossa vez de felicitar os noivos! — a entregar o microfone à animadora,  o Benjamin sorria, a afastar-se. E a ver os noivos a beijar-se de novo.


Os rapazes foram primeiro felicitados pelos pais, depois pelos familiares e amigos. Só que estes dois já sonhavam em escapar da festa. Os convidados foram gradualmente passando para o salão do restaurante, onde seria a celebração.


O Hima e o Jah olhavam para os convidados, mas não viam o Anton em lado nenhum. A concluir que talvez tivesse saído fumar, porque quando fica nervoso o mafioso fuma, foram com os restantes para o restaurante. Enquanto os noivos recebiam felicitações e prendas, os rapazes esqueceram-se de novo do amigo desaparecido. E só quando todos se sentaram, a cadeira do Anton continuou vazia.


— Onde está o Anton? — o Tadao perguntou baixinho, para não atrair a atenção dos noivos nem entristecer com o amigo desaparecido.
— Não sei… A última vez que o vi, estava sentado ao lado da Olivia… — o Elijah respondeu igualmente baixinho.


A animadora cumpria na perfeição a tarefa de entreter os convidados, porque só ao fim de quatro horas o Hima reparou que o Anton não estava. A decidir não dizer ao Fai, para ele não ficar preocupado. Porque sabia que de imediato entraria em modo Tigre, a procurar o amigo. Não queria estragar a festa, e por isso calou-se diplomaticamente. Meia hora depois saiu à casa de banho, e ligou para o Anton. Tocou, mas não houve resposta. Distraiu-o o Tadao, que saíra a seguir, também a marcar o amigo.


— Estás a ligar ao Anton? — o Hima perguntou. O japonês acenou. — Acabei de ligar, não atende. Terá acontecido alguma coisa?
— Não sei… Embora… Ele falava de um rapaz qualquer… Talvez tenha ido à procura dele? Este Sr. «Não Sei» parece ter fisgado o Toni… Que tal não entrarmos em pânico por enquanto, e se amanhã não ligar,  pensamos no que fazer? — o Tadao sugeriu, a lembrar-se da conversa com o amigo.
— Está bem. Se aparecer, avisa. Vamos voltar, senão o Fai desconfia. — o Hima concordou. E os homens voltaram à mesa.


O Dao e o Fon simplesmente radiavam de felicidade, de mão dada. E às vezes o Fon pousava a cabeça no ombro do marido. Os convidados contavam histórias engraçadas sobre os noivos. A toda a gente agradou especialmente a história do Hima, de como o Dao passara uma semana a procurar o rapazinho que o vencera numa corrida. A ver as fotos dos finalistas e dos alunos do secundário, a não dormir quase de noite. E tudo o que precisava era simplesmente perguntar ao Fai.


Pelas onze da noite, os noivos foram acompanhados até ao carro, que os devia levar ao aeroporto. Porque os pais ofereceram como prenda de casamento uma ilha, Little Harvest Caye, no Belize. E embora seja apenas um acre e meio,  precisarão dois apaixonados de mais? Este presente devia ser uma surpresa, porque o Dao e o Fon pensavam que ao entrar no avião particular iriam para o hotel em que o homem fizera a proposta ao Husky. Quando passadas pouco mais de sete horas os recebeu o aeroporto do Belize, e na sala de espera um homem com uma placa com «família Yamnam», os noivos perceberam que era de certeza obra do Fai ou da mãe. Duas horas depois os rapazes pisavam a areia húmida e quente, enquanto o guia explicava que tudo o necessário estava na casa,  mas no limite podia telefonar para o número registado nos contactos como «Douglas, guarda». Mal os rapazes ficaram sozinhos, a paixão encheu o bungalow ao sussurro das roupas a cair…

bottom of page